Eventos Realizados

Projeto Flash

O Ministério do Meio Ambiente da Itália, em cooperação com o INEA e com apoio do Fórum das Américas, realizou workshop para apresentação e lançamento do Projeto Flash, no Rio de Janeiro. O workshop contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente da Itália, Corrado Clini e a Presidente da INEA, Marilene Ramos. O workshop procurou discutir os objetivos e resultados do Projeto Flash.

 

A cooperação entre INEA e IMELS tem a finalidade de melhorar a gestão dos riscos de inundações e deslizamentos no estado do Rio de Janeiro realizando um projeto piloto na cidade de Itaperuna, situada na bacia do rio Muriaé, na região setentrional, atingida por vários desastres hidrogeológicos nas últimas décadas. Este projeto pretende melhorar o atual sistema estadual de monitoramento e alarme em caso de deslizamentos e inundações graças ao desenvolvimento e implantação de um novo sistema integrado chamado FLASH (Sistema de Previsão, Alarme e Resposta aos Riscos de Inundações e Deslizamentos). Além disso, o projeto prevê a análise e a elaboração de cenários de mudanças climáticas, o mapeamento dos riscos de deslizamentos e desmoronamentos, a proposta de medidas estruturais e não estruturais de prevenção e atenuação de risco, o treinamento e o desenvolvimento de competências. FLASH baseia-se na integração de modelos matemáticos avançados para a previsão de deslizamentos e inundações por meio de um sistema de informações geográficas (GIS) ancorado a um Sistema de Suporte de Decisão (DSS). O novo DSS é baseado na integração inovadora do GOS “Satélite Operacional Geoestacionário” que melhora a precisão de cálculo das precipitações e SAR “Radar de Abertura Sintética”, cujas imagens de satélite são capazes de penetrar as nuvens e registrar a extensão das áreas inundadas mesmo de noite e com céu nublado. O projeto prevê a adoção de uma estrutura de previsão, alarme e resposta em caso de deslizamentos e inundações ligada a redes de televisão, WEB e redes sociais para avisar a população sobre possíveis inundações e orientar as equipes de socorro da Defesa Civil.

No dia 11 de março de 2013, o Ministério do Meio Ambiente da Itália, em cooperação com o INEA e com apoio do Fórum das Américas, realizou workshop para apresentação e lançamento do Projeto Flash, no Rio de Janeiro. O workshop contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente da Itália, Corrado Clini e a Presidente da INEA, Marilene Ramos. O workshop procurou discutir os objetivos e resultados do Projeto Flash.

 

 

 

15:00 – 15:30

Mesa de Abertura | Boas Vindas

Corrado Clini – Ministro, Ministério do Meio Ambiente e da Tutela do Território e do Mar, Itália

Carlos Minc – Secretário, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Rio de Janeiro

Marilene Ramos – Presidente, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Rio de Janeiro

Carlos FontellesDiretor de Informação, Monitoramento e Fiscalização, INEA, Rio de Janeiro

 

15:30 – 15:45

“Gestão de risco de inundações no ERJ: problemática, ações do INEA e importância do projeto FLASH”

Luiz Paulo Viana – Chefe do Núcleo de Sistema de Alerta de Cheias, INEA, Rio de Janeiro

 

15:45 – 16:00

"Objetivos e resultados do Projeto FLASH"

Augusto Pretner – Vice-Presidente, SGI Studio Galli Ingegneria S.p.A., Itália

 

16:00 – 16:15   

"Técnicas de monitoramento e sensoriamento remoto para a previsão e prevenção de inundações e deslizamentos de terra"

Waldiza Brandão – Responsável Técnica da Área de Geoinformação, Telespazio Brasil

 

 

,

 

Voltar